11°C 24°C
Campo Grande, MS
Publicidade
Anúncio

Proposta estabelece curso para desengasgar bebês durante pré-natal

Começou a tramitar nesta quinta-feira (11), o Projeto de Lei 163/2024, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), que estabelece a realização de...

11/07/2024 às 15h15
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Deputado Lucas de Lima Tal destaca que a manobra é uma ação de primeiros socorros que pode ser aplicada por qualquer pessoa
Deputado Lucas de Lima Tal destaca que a manobra é uma ação de primeiros socorros que pode ser aplicada por qualquer pessoa

Começou a tramitar nesta quinta-feira (11), o Projeto de Lei 163/2024, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), que estabelece a realização de orientação e treinamento sobre a manobra de Heimlich (manobra de desengasgo) durante o acompanhamento pré-natal das gestantes assistidas na rede de saúde pública e privada do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o projeto, a manobra de Heimlich é um método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas. Essa técnica, que consiste em apertar a traqueia da vítima abraçando-a por trás, é simples e eficaz para salvar vidas em casos de engasgo. O texto menciona que o pré-natal das gestantes realizado na rede de saúde pública e privada deverá conter, dentre os seus procedimentos, a realização de orientação e treinamento sobre a manobra de desengasgo para socorro em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita em bebês.

Participarão da orientação e treinamento os pais ou responsáveis legais do bebê. A capacitação será ministrada por profissionais da saúde com qualificação, conteúdo e carga horária mínima definida.

“A aprovação dessa proposta legislativa que torna obrigatória a divulgação da manobra de Heimlich nas unidades de saúde públicas e privadas de nosso estado, além da ministração de cursos para os pais ou responsáveis legais do bebê, que pode contribuir para reduzir o número de óbitos por asfixia acidental. Essa medida potencial pode salvar vidas e melhorar a saúde da população”, destacou o deputado Lucas de Lima.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias